Tipo De Conhecimento
É certo que Hume distingue dois tipos de conhecimento: os que exprimem simples relações de ideias e os que incidem sobre questões de facto e de existência.
As afirmações que exprimem relações de ideias, como quando dizemos que 15 = 30/2 ou que um triângulo tem três lados, porque resultam da própria definição dos termos que as constituem, são «intuitiva ou demonstrativamente certa», pois entraríamos em contradição se afirmássemos o contrario daquilo que os termos supõem, e basta o exercício do pensamento para as encontrar, não tendo preciso a experiencia do mundo. Conhecimentos deste tipo, como Hume afirma, são dotados de evidência e certeza; mas nada nos dizem acerca do que as coisas são.
Os conhecimentos acerca de questões de facto e de existência, surgem problemas porque se vera que as proposições que formulam não são demonstráveis nem dotadas de necessidade logica. Não há qualquer necessidade lógica na afirmação de que o Sol nascera amanhã, nem implica contradição lógica dizer que ele não nascera amanhã, ao passo que é logicamente impossível afirmar que um triângulo não tem três lados.